Publicado em 25 maio de 2025 às 15:24

É comemorado hoje (25), o Dia da/o Trabalhadora/or Rural no Brasil. A data foi instituída pela Lei Nº 4.338, em homenagem ao falecimento, por acidente aéreo, do deputado federal Fernando Ferrari. O político teve a sua trajetória marcada pelo engajamento com a luta pelos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores rurais.
As/os trabalhadoras/es rurais são essenciais para a sociedade, principalmente no que diz respeito à produção dos alimentos que são consumidos. De acordo com o G1, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que cerca de 70% dos alimentos que chegam às casas brasileiras, como feijão, arroz, milho, leite, batata, mandioca, vêm de produções familiares.
É importante pontuar que mesmo tendo um papel fundamental, as/os trabalhadoras/es rurais são as maiores vítimas de trabalho escravo no país. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, 593 trabalhadoras/es foram retiradas/os de condições de trabalho escravo contemporâneo, em agosto de 2024, durante a Operação Resgate IV. Do total de pessoas resgatadas, 72% trabalhavam na agropecuária.
Nesse contexto, é importante ressaltar o papel dos movimentos sociais, em especial, o do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Segundo o site do MST, o grupo se define como um movimento social, de massas, autônomo, que procura articular e organizar as/os trabalhadoras/es rurais e a sociedade para conquistar a Reforma Agrária e um Projeto Popular para o Brasil. O MST é exemplo de luta pelo direito à terra, ao trabalho digno, à educação e à saúde.
Em relação à Psicologia, é necessário que as/os profissionais se apropriem da temática para atuar na promoção da saúde mental junto às populações rurais. Para subsidiar essa atuação, o Conselho Federal de Psicologia (CFP), por meio do Centro de Referências Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop), produziu a edição revisada das “Referências Técnicas para Atuação das/os Psicólogas/os em questões relativas à terra.” O material está disponível no site do CFP com download gratuito.
No dia de hoje, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) se posiciona a favor dos direitos das/os trabalhadoras/es rurais, dos movimentos sociais e pela realização da reforma agrária.
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
Lançamento – “A relação entre o psicólogo negro e o cliente branco em um país racista”
Obra de Rosangela Franklin Dos Santos Rozante (CRP-05/5024) será apresentada em encontro com a autora nesta segunda-feira, 2 de junho […]
Publicado em 25 maio de 2025 às 15:24Dia Nacional da Redução a Mortalidade Materna
Definido durante o IV Encontro Internacional Mulher e Saúde, na Holanda, em 1984, o Dia Internacional de Luta pela Saúde […]
Publicado em 25 maio de 2025 às 15:24[Evento Cancelado] CRP-03 em Movimento na região Extremo Sul
O Conselho Regional de Psicologia da Bahia informa que, em razão da queda da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, inviabilizando […]
Publicado em 25 maio de 2025 às 15:24